O Pulo Futsal Campinas anunciou a saída da Liga Paulista de Futsal (LPF) neste domingo (16). A informação foi divulgada pela redes sociais da equipe e confimada pelo Esporte Play. Segundo a nota, a LPF será comunicada nesta segunda-feira (17).
A equipe de Campinas afirma que a decisão é baseada em um descumprimento de regulamento pela LPF. "Lamentavelmente, a LPF não se posicionou como entendemos que deveria ter se posicionado diante de uma clara violação ao regulamento da competição, no último domingo, 09/06/2024, prejudicando imensamente a nossa equipe e, sobretudo, trazendo um sentimento de desapontamento à Diretoria, à Comissão Técnica e, o mais grave, aos nossos atletas de base e suas famílias", destaca.
O estopim da situação aconteceu após o cancelamento de uma partida, que deveria ocorrer neste domingo (16). "No dia 15 de junho de 2024, recebemos comunicado sobre a suspensão do jogo que ocorreria neste dia 16, em evidente desrespeito ao regulamento da competição e, principalmente, a todos os atletas e suas famílias. O futsal não merece isso", justifica.
Referência no futsal do estado de São Paulo, o Pulo Futsal existe há 31 anos e é uma das principais equipes do Brasil na formação de novos jogadores através de seu programa de base.
Desde a fundação da Liga Paulista de Futsal – LPF e durante todo o processo de fortalecimento das ligas de futsal no Brasil, o Pulo Futsal Campinas – PFC se posicionou em favor do movimento, que indicava uma mudança necessária e impostergável ao futsal brasileiro.
Não bastassem algumas atitudes tomadas pela LPF nos últimos tempos, com as quais não concordamos e manifestamos a nossa contrariedade, na última semana houve acontecimento que exige uma postura contundente.
Lamentavelmente, a LPF não se posicionou como entendemos que deveria ter se posicionado diante de uma clara violação ao regulamento da competição, no último domingo, 09/06/2024, prejudicando imensamente a nossa equipe e, sobretudo, trazendo um sentimento de desapontamento à Diretoria, à Comissão Técnica e, o mais grave, aos nossos atletas de base e suas famílias.
Durante a última semana, envidamos todos os esforços para resolver a situação diretamente com a Diretoria da LPF que, inicialmente, retificou o equívoco inicialmente cometido e aplicou o regulamento da competição da maneira adequada.
No dia 15 de junho de 2024, recebemos comunicado sobre a suspensão do jogo que ocorreria neste dia 16, em evidente desrespeito ao regulamento da competição e, principalmente, a todos os atletas e suas famílias. O futsal não merece isso.
Nesse contexto, comunicamos a nossa saída da LPF, sendo que, na próxima segunda-feira, encaminharemos ofício à LPF com a nossa decisão. A partir disso, nos reuniremos em busca do melhor caminho para o clube.
Lamentamos os direcionamentos tomados pela LPF e a necessidade da nossa retirada, mas ficamos orgulhosos da manifestação uníssona de todas as famílias dos nossos atletas, que estavam presentes no dia e que apoiam a decisão.
Em 31 anos de história jamais deixamos de esperar o adversário, já tendo episódio de aguardar por 1h50min. Portanto, se isso aconteceu, o motivo é bem contundente.
Pode existir alguma equipe que lute como a gente pela moralidade do futsal, mas, certamente, não há equipe que nos supere nessa missão.
Existe um sonho chamado Pulo Futsal.
Campinas, 16 de junho de 2024.
PULO FUTSAL CAMPINAS
Sensação
Vento
Umidade